Clínicas de recuperação em todo Brasil

Clínica de Reabilitação para dependente químico

Uma clínica de reabilitação para dependente químico é uma forma de realizar o tratamento para aquelas pessoas que possuem algum tipo de dependência.

Uma clínica de reabilitação para dependente químico é uma forma de realizar o tratamento para aquelas pessoas que possuem algum tipo de dependência.

No Brasil, há milhares de famílias que possuem um membro com vício em alguma substância química, o que as faz sofrer bastante com diversos problemas.

Um grande atenuante nisso tudo é que muitas famílias acabam por fechar os olhos ou evitar falar a respeito desse que é um tema ainda muito difícil, principalmente por ainda ser um tabu.

Assim, é normal ocorrer casos em que as pessoas com o vício não são tratadas, fazendo com que a situação delas piore ainda mais, o que traz mais problemas dentro e fora de casa.

Um efeito negativo dentro da família, por exemplo, é a violência doméstica, que tende a se multiplicar quando há o uso de substâncias químicas e o vício já está em um estado avançado.

Por conta disso, mais do que nunca se faz extremamente necessário o tratamento em um local especializado, como é o caso da clínica de reabilitação para dependente químico.

Em uma clínica, o dependente químico poderá tanto ter o tratamento passando apenas um período no local, como também poderá estar internado em tempo integral.

O tempo de recuperação irá depender de cada caso, então enquanto alguns precisam ficar apenas o tempo mínimo para conseguir reabilitar-se, outros necessitam de um período a mais.

Para mostrar mais sobre a importância desses locais para os dependentes e seus familiares, esse artigo tem o intuito de falar de tudo a respeito desse tema.

Não deixe de acompanhar esse texto até o final para compreender, inclusive, sobre as formas de internação de um dependente químico em uma clínica de reabilitação.

Fale com nossos especialistas! Atendimento 24 horas.

Saiba o que podemos fazer pelo paciente e por você, ao escolher o tratamento pertinente para quem precisa de ajuda. 

Atendimento via whatsapp para clinica de recuperação Álcool e Drogas

Clínica de reabilitação para dependente químico: Tudo o que você precisa saber!

A dependência química e as pessoas que sofrem com ela

A dependência química alcança números surpreendentes em todo o mundo e, também, aqui no Brasil, sendo um grande problema de saúde pública.

Aqui no país, apenas para se ter ideia, em torno de 3% ou até 6 milhões de brasileiros sofrem com a dependência química em algum tipo de substância.

As pessoas que sofrem com essa dependência passam a viver praticamente de forma exclusiva em função da substância, o que traz sérios problemas pessoais, sociais, familiares e profissionais.

Um dependente químico, com o tempo, deixa de cuidar de si mesmo, tanto no aspecto físico quanto mental, alimentando-se mal na maior parte das vezes, o que afeta diretamente sua saúde juntamente com o uso da substância.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) hoje descreve a dependência química como um transtorno mental, sendo uma doença do tipo crônica que necessita de tratamento.

Os efeitos negativos da substância química afetam a vida do indivíduo, tornando-se também um problema não só de saúde mas de cunho social.

É normal que o dependente químico acabe perdendo o trabalho, seja por assim o desejar ou mesmo por ser demitido por não estar empenhando-se como deveria.

Aos poucos, essa pessoa passa a distanciar-se dos amigos, da família e acaba entrando em uma espiral de problemas que não pode ser enfrentada sem um tratamento adequado.

É por conta disso que as clínicas de reabilitação para dependentes químicos se fazem tão necessárias nesse tipo de situação.

Clínica de reabilitação para dependentes.

Nas clínica de reabilitação para dependente químico, como o próprio nome indica, os pacientes irão ser tratados de acordo com o vício que possuem.

Por cada caso ser específico, torna-se necessário que haja uma análise detalhada para que o tratamento a ser indicado para o paciente seja o mais ideal possível.

Engana-se quem acredita que todo o tratamento é o mesmo para os pacientes em uma clínica de reabilitação, pois isso reduziria bastante as chances de êxito.

Para que o tratamento realmente siga como deve, o paciente conta com supervisão constante de diversos profissionais, tanto os cuidadores quanto os profissionais de saúde, como médicos e psicólogos.

A forma como o paciente irá receber o tratamento na clínica de recuperação irá depender do caso dele, pois enquanto alguns necessitam de internação em tempo integral, outros, podem passar apenas um período no local.

Um outro ponto positivo a favor das clínicas de reabilitação para dependentes é que os familiares também contam com auxílio e podem participar ativamente do tratamento do ente que está internado no local, otimizando os resultados.

Clínica de reabilitação: Compreenda o funcionamento de forma geral

O tratamento de um dependente químico, como já foi falado, irá depender da situação ou do estado em que ele se encontra.

O mais importante é que a clínica de reabilitação atua como um local em que o paciente poderá se sentir seguro, tranquilo e bem acolhido para que possa tratar-se corretamente.

É importante deixar claro que o tratamento da clínica de reabilitação é multimodal, ou seja, existem diversas modalidades no tratamento geral do paciente.

Isso significa que ele poderá precisar tomar remédios, realizar sessões individualizadas e em grupos de terapia, praticar atividades físicas, etc.

Ao chegar em uma clínica de reabilitação, o paciente deve receber a orientação geral do médico psiquiatra, para que possa compreender o vício que possui e saber da importância do tratamento.

É essencial mostrar também ao dependente químico como ele poderá usufruir dos benefícios de um tratamento eficaz em sua vida, mostrando que é possível superar esse período difícil e voltar à vida normal.

Além do tratamento da mente, por meio das sessões terapêuticas, torna-se também essencial os cuidados com o corpo, por isso hoje as clínicas contam com nutricionistas e educadores físicos.

Esses profissionais poderão auxiliar o paciente a alimentar-se da forma certa e a praticar atividades físicas para garantir sua saúde.

O tempo de internação de um paciente, como já foi mencionado, irá depender muito do caso de cada um, mas o período mínimo necessário é de 90 dias.

Dentro do período de 180 dias a maior parte dos pacientes já consegue ter resultados positivos e, com isso, são liberados para reabilitar-se na vida normal.

Há alguns casos, entretanto, que necessitam de um período ainda superior a esse.

Como se dá a internação em clínica de reabilitação para dependente químico

O tratamento começa com a internação do dependente químico em uma clínica de recuperação, que pode ser feita de diversas formas.

A internação voluntária ocorre quando o dependente químico a faz por vontade própria, ao dar-se conta de que possui um vício e de que precisa trata-lo de forma urgente.

Para que possa ser internado, ele deve assinar um termo de consentimento, que também precisará ser assinado no momento da alta, quando for pedida por ele (a alta também pode ser dada pelo médico psiquiatra).

Quando o dependente químico já não possui mais capacidade de discernimento sobre o problema que possui, ou seja, não aceita auxílio para tratamento, torna-se essencial que a família entre em ação.

Nesse caso ocorre a internação voluntária, que é realizada sem ser necessário o consentimento do dependente químico, mas apenas a requisição de um familiar, que tenha o suporte de um laudo de um médico psiquiatra.

Esse tipo de internação é necessário quando o paciente já apresenta um risco não só para si mesmo, como também para as pessoas ao seu redor.

Por último, ainda existe a internação compulsória, que é aquela que ocorre quando o dependente químico é internado por meio de uma ordem judicial.

Para que essa ordem ocorra, ela precisa ser baseada em um laudo médico que comprove a necessidade de internação pelo dependente apresentar um risco à sociedade e a si mesmo.

Normalmente ela é realizada quando o dependente químico, que não pode mais perceber o problema que possui, não possui nenhum familiar que possa atuar diretamente intervindo para que ele seja internado de forma involuntária.

Diferentemente do que ocorre com os outros tipos de internação, a alta só pode ser realizada quando um juiz der a decisão, por meio de outro laudo médico que aponte que o paciente teve um resultado positivo no tratamento.

Conclusão

Como você viu, as clínicas de reabilitação para dependente químico tornam-se ótimas opções de tratamento para que aquelas pessoas que sofrem com o vício em alguma substância possam achar voltar à vida normal.

Neste texto, mostramos a você o que é a dependência química e como ela atinge, apenas aqui no Brasil, milhões de pessoas e também de famílias que sofrem com familiares com vício em alguma substância.

Assim, na maior parte das vezes é necessária a atuação de uma equipe multiprofissional em uma clínica especializada para evitar que esse paciente piore cada vez mais.

Aqui você pôde entender também como se dá a internação, que pode ser parcial ou integral, de um dependente químico em uma clínica desse tipo.

A Vitta Life possui clínicas que ajudam os dependentes químicos a recuperar-se plenamente por meio de um tratamento multimodal e completo.

Gostou do artigo de hoje sobre clínica de recuperação para dependente químico?

Veja também: Melhores clinicas de recuperação do brasil

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Fale com nossos especialistas! Atendimento 24 horas.

Saiba o que podemos fazer pelo paciente e por você, ao escolher o tratamento pertinente para quem precisa de ajuda. 

Atendimento via whatsapp para clinica de recuperação Álcool e Drogas

Entre em contato para marcar uma pequena triagem de aproximadamente 5 a 10 minutos com a nossa equipe. Nós do Grupo Vitta Life, trabalhamos com muito amor, dedicação e interesse real em ajudar nossos pacientes a serem tratados, para que após o tratamento,  eles possam ser uma pessoa restaurada e cheia de vontade de realizar seus sonhos e viver novamente.

Participe da discussão

Compare listings

Comparar