Clínicas de recuperação em todo Brasil

A importância de uma clínica de recuperação para alcóolatra

Entenda a importância de uma clínica de recuperação para alcoólatra especializado, tratamento para alcoolismo em São Paulo e em todo Brasil. Consulte-nos.

Uma clínica de recuperação é um local de extrema importância para uma pessoa que é dependente do álcool, mas ainda há muitas dúvidas a respeito desses locais por familiares e pelos próprios dependentes.

Muito do preconceito que a maior parte das pessoas tem com esse tipo de instituição se dá pela falta de conhecimento sobre ela, além também da dificuldade é entender como esse local é essencial para um correto tratamento.

Foi justamente pensando nisso que resolvemos trazer aqui esse artigo contendo tudo o que você precisa saber sobre a A importância de uma clínica de recuperação para alcoólatra.

Vamos saber mais a respeito desse assunto? Não deixe de acompanhar esse texto até o final!

O que é uma clínica de recuperação para alcóolatra?

A primeira coisa que precisamos falar é sobre o que é uma clínica de recuperação para alcóolatra, o que ainda traz dúvidas para muitas pessoas.

Uma clínica de reabilitação para pessoas que sofrem com alcoolismo é um local voltado para o tratamento de todas aquelas pessoas que possuem vício no consumo de álcool de forma crônica e excessiva.

Nesses locais, o dependente químico irá receber todo o suporte necessário para que o tratamento seja eficaz e permita a ele voltar a ter uma vida normal, como antes.

Uma clínica de recuperação para alcoólatra conta com uma estrutura que deve trazer conforto, segurança e tranquilidade para o paciente, por isso mesmo que ela costuma ficar em locais mais distantes dos centros urbanos.

Além disso, a instituição ainda deve contar com uma equipe de profissionais completa e que esteja disponível para auxiliar, a todo momento, os pacientes no que eles precisarem.

Há sempre profissionais disponíveis durante 24 horas, principalmente para situações em que haja algum tipo de emergência que precise ser tratada.

O que é preciso deixar claro é que as clínicas de recuperação para dependentes do álcool são locais que são totalmente seguros para qualquer pessoa.

Assim, você pode ficar tranquilo caso seja necessário internar um ente querido em uma clínica desse tipo, sabendo que ele estará seguro e que irá ser tratado adequadamente para se recuperar de forma plena.

Qual é a importância de uma clínica de reabilitação para alcoólatra?

Então vamos responder ao questionamento principal desse artigo: qual é a importância de uma clínica desse tipo para uma pessoa que sofre com o alcoolismo?

A importância está no fato de que em uma clínica de recuperação, contando com técnicas especializadas e que sejam voltadas para a realidade de cada paciente, será possível oferecer o melhor tratamento possível para os alcoólatras.

Através desse tratamento, o indivíduo poderá se recuperar do vício de drogas que possui, por meio de técnicas como a desintoxicação e a terapia comportamental, voltando a ter uma vida normal.

Sem uma clínica de recuperação, torna-se muito mais difícil para qualquer dependente do álcool conseguir superar o vício que possui, ainda mais nas fases mais delicadas, como é o caso do período de abstinência.

Em uma clínica especializada, por outro lado, esse paciente terá todo o suporte de profissionais capacitados para que ele possa passar por todos esses períodos da forma mais tranquila e com menos riscos possíveis.

Internação em uma clínica de recuperação

Agora que você pôde ver o que é uma clínica desse tipo e a importância dela para um dependente químico, é hora de entender como se dá a internação em um local como esse.

O paciente pode ser internado em uma clínica de recuperação de duas formas principais: a primeira delas é através a internação voluntária e a segunda por meio da internação involuntária.

Internação voluntária

A internação voluntária é aquele tipo de internação que é realizada quando o paciente, ciente do problema que possui, resolve pedir ajuda.

Dessa forma, ao perceber como o alcoolismo está interferindo diretamente em sua vida e atrapalhando o desenvolvimento dela, ele reconhece que necessita de ajuda e busca a internação por consentimento próprio.

Em geral, o papel da família está em acompanhar o dependente químico até o local ou ainda em ajudar a encontrar uma clínica de recuperação adequada para ele.

Para ser internado de forma voluntária, o paciente deverá assinar um termo de consentimento de que está entrando no local, para internar-se, de forma livre e de espontânea vontade.

No caso da internação de forma voluntária, para receber alta o paciente também poderá fazer a requisição da sua saída do local, assinando outro termo dizendo que está saindo do local por livre e espontânea vontade.

Entretanto, também existe a opção de que ele possa receber alta por indicação do próprio médico da clínica, ao perceber que o paciente está reabilitado e que pode voltar à vida normalmente.

Internação involuntária

Uma outra opção de internação é a de forma involuntária, mas ao contrário da anterior, nessa não há o consentimento expresso do paciente pela sua internação.

Nesse tipo de situação, a solicitação da internação do dependente do álcool na clínica é feita pela própria família ou ainda pelo responsável legal daquela pessoa.

A internação involuntária costuma ser uma última opção para um dependente alcoólico, de modo que quando todos os outros tratamentos falharam, essa se torna a alternativa para ajudá-lo.

Em geral, ela é indicada para quando o paciente não reconhece ou não aceita que possui um problema, podendo apresentar um risco não só para sua própria saúde e vida, mas também para as pessoas ao seu redor.

No caso da alta, diferentemente do que acontece com a internação voluntária, o paciente não poderá requisitar a sua saída do local.

As duas únicas possibilidades de alta no caso desse tipo de internação são: através da requisição da família ou do responsável legal pelo dependente, ou por alta médica.

A internação involuntária e a sua alta precisam ser avisadas, sempre que ocorrem, para o Ministério Público do Estado em que a clínica está localizada.

A escolha de uma boa clínica é essencial

É importante ressaltar, por último, que escolher uma boa clínica de recuperação para um dependente de álcool é algo essencial para garantir que ele poderá reabilitar-se da forma certa.

Ainda há muitas pessoas que focam apenas na questão do valor a ser pago mensalmente em uma instituição desse tipo para fazer a escolha da mesma, o que é um grande erro.

Apesar de o valor a ser pago ser importante, pois deve estar de acordo com as possibilidades do paciente e da sua família, é ainda mais essencial conhecer o local como um todo, incluindo a estrutura física e o tratamento disponibilizado.

Procure então pesquisar bastante para saber quais são aquelas clínicas que realmente são autorizadas a funcionar e busque conhecer os profissionais que atuam no local, para saber se eles são registrados nos órgãos.

Além disso, conhecer pessoalmente a estrutura do local permite que você possa saber se realmente aquela clínica oferece tudo aquilo que é prometido.

Por último, você deve sempre buscar conhecer tudo a respeito dos tipos de tratamentos que são oferecidos no local, para saber se são realmente eficazes em ajudar o paciente a recuperar-se.

Conclusão

Como você viu, uma clínica de recuperação para alcoólatra é um local extremamente essencial para que um dependente do álcool possa reabilitar-se do vício que possui, voltando a ter uma vida normal no seu dia a dia.

Neste texto, mostramos tudo o que há de mais importante para que você possa compreender o quão essencial é uma clínica desse tipo para uma pessoa que possua um vício desse tipo.

Mostramos aqui que é crucial que você conheça bem a clínica que irá escolher para o dependente, de modo a garantir que o tratamento será realmente eficaz na reabilitação dele.

Gostou do artigo de hoje sobre saiba a importância de uma clínica de recuperação para alcoólatra?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Fale com nossos especialistas! Atendimento 24 horas.

Atendimento via whatsapp para clinica de recuperação Álcool e Drogas

Saiba o que podemos fazer pelo paciente e por você, na Clínica de Recuperação para alcoólatra em São Paulo e todo Brasil, ao escolher o tratamento de reabilitação pertinente para quem precisa de ajuda. 

Entenda a importância de uma clínica de recuperação para alcoólatra especializado, tratamento para alcoolismo em São Paulo e em todo Brasil. Consulte-nos.

Participe da discussão

Compare listings

Comparar