Clínicas de recuperação em todo Brasil

O que é alcoolismo? Saiba mais sobre o vício do álcool.

O que é alcoolismo? Saiba mais sobre o vício do álcool.

A definição de alcoolismo

O alcoolismo é a faze mais grave de abuso de álcool e envolve a incapacidade de controlar os hábitos de beber. Também é comumente referido como transtorno por uso de álcool. O transtorno por uso de álcool é organizado em três categorias: leve, moderado e grave. Cada categoria tem vários sintomas e pode causar efeitos colaterais prejudiciais . Se não for tratado, qualquer tipo de abuso de álcool pode sair do controle.

Pessoas que lutam contra o alcoolismo muitas vezes sentem que não podem funcionar normalmente sem álcool. Isso pode levar a uma ampla gama de problemas e afetar objetivos profissionais, questões pessoais, relacionamentos e saúde em geral. Com o tempo, os efeitos colaterais graves do consumo constante de álcool podem piorar e produzir complicações prejudiciais.

Você não precisa sofrer com o vício do álcool em silêncio. Existem muitas opções de tratamento disponíveis para ajudá-lo a superar o abuso de álcool e alcançar a sobriedade a longo prazo. Podemos ajudá-lo a encontrar a clínica de reabilitação de álcool certa que atenda às suas necessidades. Contacte-nos hoje para começar o seu caminho para a recuperação.

Atendimento via whatsapp para clinica de recuperação Álcool e Drogas
Atendimento via whatsapp para clinica de recuperação Álcool e Drogas

A maior luta da minha vida foi a sensação constante de vazio e de estar sozinho. As substâncias se voltaram contra mim e não eram mais divertidas nem uma solução. Meu vício me colocava em situações de risco … Desistir estava fora de questão, eu estava impotente.

Vitor eu vivi a recuperação do vício em álcool

Sinais de alerta de alcoolismo

Às vezes, os sinais de alerta de abuso de álcool são muito perceptíveis. Outras vezes, eles podem demorar mais para aparecer. Quando o vício do álcool é descoberto em seus estágios iniciais, a chance de uma recuperação bem-sucedida aumenta significativamente.

Os sinais comuns de alcoolismo incluem:

  • Ser incapaz de controlar o consumo de álcool
  • Desejando álcool quando você não está bebendo
  • Colocando o álcool acima das responsabilidades pessoais
  • Sentindo a necessidade de continuar bebendo mais
  • Gastar uma quantia substancial de dinheiro em álcool
  • Comportando-se de maneira diferente depois de beber

Se você acha que o consumo de álcool está afetando sua vida, é importante encontrar opções de tratamento que o ajudem a acabar com o vício do álcool. O seu médico poderá oferecer assistência médica profissional se estiver preocupado com a sua bebida. Buscar ajuda para o alcoolismo mais cedo ou mais tarde o coloca de volta no caminho certo para uma vida saudável e gratificante.

Razões pelas quais as pessoas bebem

Muitos fatores podem aumentar o risco de abuso de álcool . As pessoas podem recorrer ao álcool por um motivo e desenvolver gradualmente uma dependência da bebida. Por exemplo, beber durante tempos difíceis – uma morte na família ou perda de emprego – pode desencadear o abuso de álcool a longo prazo.

Embora existam vários motivos pelos quais as pessoas começam a beber, alguns dos mais comuns são:

Aliviar estresse

Depender do álcool para reduzir os estressores da vida diária pode afetar a probabilidade de desenvolver alcoolismo. Visto que o álcool é um calmante e sedativo, beber produz sensações de prazer. No entanto, beber com frequência cria tolerância, exigindo que você consuma mais álcool para obter os mesmos efeitos.

Se sentir bem

O consumo de álcool pode proporcionar a algumas pessoas uma ruptura com a realidade. Oferece uma sensação de alívio de questões subjacentes das quais sua mente pode estar tentando escapar. No entanto, o uso contínuo de álcool ao longo do dia ou da semana pode se transformar em um sério problema com a bebida.

Lidar com a perda

A perda de um membro da família ou amigo pode afetar você emocionalmente, fisicamente e mentalmente. O álcool pode aliviar a dor que você está sentindo e é usado para passar por momentos difíceis. Depender do álcool, mesmo temporariamente, pode se transformar em um problema de bebida.

Superar a ansiedade

Algumas pessoas são naturalmente ansiosas, fazendo com que se preocupem perpetuamente. Beber diminui as inibições do indivíduo e o torna mais confortável em situações sociais. Com o tempo, porém, isso pode levar a comportamentos viciantes.

Falta de conexão Falta de conexão

Muitas pessoas bebem porque não se sentem adequadamente conectadas aos outros. Eles acreditam que o álcool sentirá o vazio ou possivelmente tornará mais fácil para eles criarem novos laços. No entanto, o oposto geralmente acaba sendo verdadeiro.

Vergonha Vergonha

A vergonha é uma das emoções mais difíceis de lidar e também uma das mais traumáticas. Embora o álcool possa mascarar temporariamente a vergonha com sentimentos falsos, ele também faz com que muitos indivíduos se envolvam em comportamentos imprudentes ou tolos que mais tarde podem fazer com que sintam uma vergonha ainda maior, o que pode causar uma espiral descendente.

Trauma Trauma

Os profissionais de tratamento do alcoolismo estão vendo algum tipo de trauma em praticamente todos os pacientes que tratam. Existem muitas formas de trauma, mas todos são eventos dolorosos em que a vítima não tinha uma testemunha empática. Para muitos, tratar traumas não resolvidos é a chave para a recuperação.

Complicações de saúde causadas pelo abuso de álcool

Beber demais – em uma única ocasião ou por um longo prazo – pode prejudicar seriamente sua saúde. Alguns efeitos do álcool  podem ter um efeito menor em sua saúde, enquanto outros podem ser graves ou fatais.

Os efeitos de curto prazo do abuso de álcool podem ser tão perigosos quanto os efeitos de longo prazo. Por exemplo, beber pode afetar seu tempo de reação, fazendo com que você tenha reflexos lentos e coordenação motora. É por isso que beber e dirigir são extremamente perigosos. Pegar o volante de um carro pode alterar sua percepção de velocidade e distância, colocando você e outras pessoas em risco.

Vários efeitos de curto prazo do abuso de álcool podem produzir:

  • Tempo de reação lento
  • Reflexos pobres
  • Reduza a atividade cerebral
  • Inibições reduzidas
  • Visão embaçada
  • Dificuldade para respirar
  • Inquietação

Além disso, consumir muito álcool pode afetar sua saúde a longo prazo. Alguns efeitos colaterais podem permanecer latentes por anos antes de virem à tona. Por isso, cuidados médicos profissionais são necessários para o diagnóstico e tratamento adequados.

Aqui estão algumas das condições de saúde de longo prazo causadas pelo álcool:

  • Defeitos cerebrais
  • Síndrome de Wernicke-Korsakoff (uma doença neurobiológica)
  • Doença hepática
  • Complicações do diabetes
  • Problemas cardíacos
  • Aumento do risco de câncer
  • Dano visual
  • Perda óssea

Tratamento para Alcoolismo

Optar por buscar ajuda para um vício em álcool é uma das maiores decisões que você enfrentará. Existem diferentes formas de tratamento disponíveis com base na frequência e gravidade do abuso de álcool. A recuperação da dependência do álcool é um processo que continua muito depois da reabilitação. É preciso compromisso para praticar e aplicar as técnicas que você aprende na reabilitação, aconselhamento, grupos de apoio e outros tipos de terapia.

Embora cada indivíduo tenha seu próprio plano de recuperação adaptado às suas necessidades específicas, o tratamento geralmente segue uma estrutura.

O tratamento do álcool é dividido em três seções, consistindo em:

Desintoxicação

O primeiro estágio na recuperação do alcoolismo é a desintoxicação . Esta fase deve ser concluída com a ajuda de profissionais médicos devido ao potencial de sintomas de abstinência graves e desconfortáveis. Muitas vezes, os indivíduos recebem um medicamento para ajudar a aliviar os efeitos colaterais dolorosos de uma abstinência.

Reabilitação

Existem dois tipos de reabilitação que ajudam a tratar o alcoolismo: Clínica de Recuperação e reabilitação ambulatorial. A reabilitação de pacientes internados é um programa de tratamento intensivo que exige que você faça check-in em uma instituição por um determinado período de tempo, geralmente 60, 90 ou 120 dias. A reabilitação ambulatorial permite que os indivíduos participem de um programa de recuperação enquanto continuam com sua vida diária. Converse com seu médico sobre as opções de tratamento para determinar qual forma de recuperação se adapta melhor às suas necessidades.

Manutenção

O processo de recuperação não termina com a conclusão da reabilitação. A sobriedade de longo prazo requer terapia contínua e pode envolver grupos de apoio , aconselhamento e outros recursos de recuperação . Isso garantirá que você mantenha a sobriedade e continue em um caminho feliz e saudável por meses e anos.

Fale com nossos especialistas! Atendimento Plantão 24 horas

(11) 96262-2008

Atendimento via whatsapp para clinica de recuperação Álcool e Drogas

Atendimento via whatsapp para clinica de recuperação Álcool e Drogas

Entre em contato para marcar uma pequena triagem de aproximadamente 5 a 10 minutos com a nossa equipe. Nós da Clinica de Recuperação Vitta Life, trabalhamos com muito amor, dedicação e interesse real em ajudar nossos pacientes a serem tratados, para que após o tratamento,  eles possam ser uma pessoa restaurada e cheia de vontade de realizar seus sonhos e viver novamente.

Participe da discussão

Compare listings

Comparar