Clínicas de recuperação em todo Brasil

Tratamento para alcoólatra: Onde encontrar

Tratamento para alcoólatra, saiba onde encontrar ajuda especializada e tratamento humanizado, veja nosso guia de clinica de recuperação mais perto de você.

Você sabe onde encontrar tratamento para alcoólatra?

O consumo de álcool no Brasil é um dos maiores do mundo, o que varia desde aquelas pessoas que consomem bebidas alcoólicas apenas de forma esporádica até os que sofrem com o vício na substância.

Não é difícil encontrar famílias que sofram com membros que sofrem com o abuso excessivo de álcool de modo constante, de forma que a bebida passa a tomar conta da vida do indivíduo.

Aliás, posteriormente você verá como há uma grande diferença entre o consumo de álcool de forma consciente e o alcoolismo, o que é importante para identificar casos em que há o vício na bebida para buscar ajudar.

A maior parte das pessoas ainda acaba tentando esconder o vício que possui, o que conta, muitas vezes, com a falta de apoio familiar para superar o problema ou falar sobre esse tema que ainda é tabu.

Clínicas de recuperação para alcoólatras são locais que podem ajudar muito quem possui o vício a livrar-se dele de forma eficaz, voltando à vida normal anterior.

O objetivo desse artigo é, justamente, mostrar onde se pode encontrar tratamento para alcoólatra, o que ainda traz dúvidas para quem tem o vício em álcool e para os familiares.

Para saber tudo sobre esses locais, incluindo as formas de tratamento que são realizadas neles, não deixe de acompanhar esse texto completo até o final.

Procurando tratamento para alcoolismo: Saiba tudo aqui!

Entendendo o alcoolismo

Para muitos o alcoolismo ainda é um tema tabu, muito por conta da vergonha que a maior parte das pessoas tem em assumir o vício ou que possuem um familiar alcoólatra.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o alcoolismo trata-se de uma doença do tipo crônica, que causa modificações comportamentais e transtornos da mente, podendo levar ao desenvolvimento, por exemplo, da depressão.

O vício em álcool é um problema muito sério no Brasil, com o consumo por pessoa já chegando a mais de 9 litros, bem acima da média mundial.

Em todo o mundo, o consumo de álcool é responsável, direta ou indiretamente, pela morte de até 6 milhões de pessoas, por ano, o que é um número preocupante.

O alcoolismo ou o consumo excessivo de álcool de forma frequente pode trazer muitos problemas para quem é dependente, o que vai desde questões de saúde até as relações sociais e profissionais.

Isso mostra como essa substância pode afetar como um todo a vida de um indivíduo quando seu consumo torna-se frequente e a pessoa passa a viver em torno dela.

Quem sofre com o alcoolismo não consegue controlar o desejo de beber, o que acaba resultado na dificuldade para parar após tomar a primeira dose.

Na maior parte das vezes, o álcool passa a ser o principal na vida do indivíduo, que deixa de estar atento a outras coisas importantes na vida, como a família e a profissão.

À medida que a resistência ao álcool vai aumentando, o alcoólatra passa a beber cada vez mais, o que torna a substância, então, a principal prioridade dele.

Além do número de mortes preocupantes, o número de pessoas que possuem algum tipo de vício relacionado com o consumo de álcool já ultrapassa 10% da população do mundo inteiro.

É por isso que a busca pelo tratamento contra o alcoolismo é tão importante, principalmente quando o alcoólatra já não possui mais condições de saber o que o vício está fazendo com sua vida.

Nesse momento entra a importância da família e de amigos para auxiliar o alcoólatra na busca pelo tratamento.

Saiba mais sobre o tratamento contra o alcoolismo

O tratamento contra o vício em álcool não possui uma fórmula mágica que pode ser aplicada para todas as pessoas que sofrem com o problema.

Cada paciente deve ser avaliado para que possa receber o tratamento mais indicado para o seu caso, o que irá ter uma variação, portanto, nos tipos de modos com o qual irá ser tratado.

Enquanto alguns podem necessitar do uso de medicamentos para amenizar os efeitos da abstinência do álcool, outros podem não precisar dessa forma de tratamento.

O fato é que o acompanhamento psicológico individualizado, de uma forma geral, é necessário para todos os pacientes, até mesmo para que eles possam aceitar o tratamento.

Aliás, é importante ressaltar que o uso de medicamentos deve ser muito bem analisado pelo médico que irá prescrever, pois eles podem causar efeitos colaterais que podem até mesmo atrapalhar a eficácia do tratamento do alcoólatra.

Para os pacientes que receberam alta, a participação em grupos de apoio para alcoólatras, como os alcoólatras anônimos ou AA se faz importante para que elas possam ter o acompanhamento contínuo.

O fato é que a internação em uma clínica de reabilitação se faz extremamente necessária devido ao fato de que apenas essas reuniões do AA, para quem ainda não fez nenhum tratamento contra o vício, costumam não ser suficiente.

Além disso, o período do tratamento também varia bastante dependendo de cada caso, pois enquanto alguns pacientes necessitam apenas do período de 90 dias, que é o mínimo necessário, outros precisam passar pelo tempo de 180 dias de tratamento em uma clínica.

Tratamento para alcoólatras: Tipos de internação

Para falar sobre onde encontrar tratamento para alcoólatras, torna-se essencial falar sobre os tipos de internação de um paciente, que variam de voluntária à compulsória.

A internação voluntária é aquela em que o indivíduo que possui o vício, por conta própria, vai buscar auxílio para poder trata-se do alcoolismo e voltar à uma vida normal, que tinha antes de tornar-se alcoólatra.

Em geral, mesmo que por vontade própria, esse paciente necessita do auxílio familiar para chegar até uma clínica de reabilitação e alcançar o resultado que deseja.

Ao entrar na internação voluntária, o paciente irá assinar um termo de consentimento sobre a aceitação do tratamento a que passará no local.

Para ter alta, ele poderá tanto requerer por si mesmo, assinando um termo de consentimento igual ao de entrada, como também poderá ter alta por indicação médica.

A internação involuntária é aquela realizada sem que haja o consentimento do alcoólatra, sendo indicada para quando o indivíduo já não é mais capaz de reconhecer o problema que possui e precisa da intervenção familiar.

Para que o mesmo seja internado, um familiar deve requisitar a internação e é necessária uma avaliação médica para entender se o indivíduo realmente precisa do tratamento.

No caso da alta, tanto o familiar pode requisita-la como ela também pode ser indicada pelo médico, mas jamais pelo próprio paciente.

A última opção de internação para tratamento do alcoolismo é a internação involuntária, em que a mesma é realizada por uma ordem judicial, que deve ser embasada por um laudo médico indicando a internação.

Esse tipo de internação possui uma lei, a lei 10.216, que a assegura, sendo necessária quando o alcoólatra não possui ninguém que possa auxiliá-lo para buscar tratamento.

A alta também só pode ser requisitada por uma ordem judicial também embasada por um laudo médico, que deve indicar se o paciente pode ser liberado da clínica.

Onde encontrar tratamento para alcoólatra?

Se você busca onde encontrar tratamento para alcoólatra, a Vitta Life pode auxiliar, pois possui diversas clínicas voltadas para o tratamento do alcoolismo.

Existem clínicas do grupo que são voltadas para o público masculino, o público feminino e também para o público adolescente.

Veja nosso guia completo com as melhores clinicas recuperação para alcoolismo.

Entre as formas de tratamento do alcoolismo nas clínicas Vitta Life encontram-se: uso de medicamentos contra o alcoolismo, desintoxicação do álcool e tratamento terapêutico.

Assim, é possível alcançar os resultados desejados ao encontrar o local certo para realizar o tratamento para alcoólatra.

Conclusão

Como você viu, o alcoolismo é um tipo de problema que acomete até 10% da população mundial, sendo um caso grave de saúde pública.

Aqui no Brasil, a média do consumo de bebidas alcoólicas fica em torno de 9 litros, o que é bem superior à média mundial, mostrando o grave problema nacional em relação ao álcool.

Neste texto, você pôde ver o quão importante é o tratamento contra o alcoolismo em clínicas de reabilitação, que servem para permitir ao paciente um ambiente tranquilo e seguro para que ele possa livrar-se do vício que possui.

Além disso, você ainda pôde conhecer as principais formas de internação em clínicas de reabilitação, que são a voluntária, a involuntária e a compulsória.

O mais importante foi mostrar onde encontrar tratamento para alcoólatra junto às clínicas de Recuperação do Grupo Vitta Life, em que há o apoio para todos os tipos de internação e diferentes casos ou graus de alcoolismo.

Compreendendo um tratamento multimodal que envolve o uso de medicamentos, terapia e desintoxicação, torna-se muito mais fácil que o alcoólatra alcance a reabilitação sonhada pela família e por ele mesmo.

Gostou do artigo de hoje sobre onde encontrar tratamento para alcoólatra? Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Fale com nossos especialistas! Atendimento 24 horas.

Saiba o que podemos fazer pelo paciente e por você, ao escolher o tratamento pertinente para quem precisa de ajuda. 

Atendimento via whatsapp para clinica de recuperação Álcool e Drogas

Entre em contato para marcar uma pequena triagem de aproximadamente 5 a 10 minutos com a nossa equipe. Nós do Grupo Vitta Life, trabalhamos com muito amor, dedicação e interesse real em ajudar nossos pacientes a serem tratados, para que após o tratamento,  eles possam ser uma pessoa restaurada e cheia de vontade de realizar seus sonhos e viver novamente.

Participe da discussão

Compare listings

Comparar